Da reunião de pais e mestres ao comprometimento na aprendizagem do aluno

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O desafio de envolver a família em ações dentro da escola

Atrair os pais para o ambiente escolar: eis o desafio que a Rede Municipal de Ensino de Paragominas pretende vencer, com o projeto “Família Educadora”. Lançado no início da semana, a iniciativa pretende envolver pais e responsáveis no dia-a-dia da Escola. O dia “D” de mobilização será realizado nesta sexta-feira, 3 de junho, em todas as escolas da Rede – zonas urbana, rural e indígena.

O desafio é mobilizar o maior número de famílias possíveis dos mais de 26 mil alunos matriculados na Rede. Todas as escolas participam da ação que será desenvolvida ao longo do ano letivo. O Projeto “Família Educadora” é o chamado do Ministério da Educação à sociedade para o trabalho de mobilização das famílias e comunidades pela melhoria da qualidade da educação e pela garantia do direito de aprender.

Para a professora Marialba Correa, a família é primordial no processo de aprendizagem, uma vez que, unida à escola, garante uma educação com mais qualidade. A opinião de Marialba vai ao encontro do que muitos educadores e estudiosos pensam sobre o tema: “quanto mais ativos os pais, maior a chance de o filho tirar boas notas no boletim e terminar a faculdade”. Nas últimas décadas, os pais passaram a ser estratégicos para políticas públicas de educação em diversos governos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a participação das famílias virou assunto de uma secretaria exclusiva, que planeja como envolver os pais na escola para ajudar a diminuir as diferenças de aprendizado entre os mais ricos e os mais pobres. Do lado das escolas, os esforços para engajar os pais não são menores.

E a aposta neste engajamento é grande, pelo menos em Paragominas. A Prefeitura de Paragominas, por meio da Secretaria de Educação, está acreditando muito na participação dos pais, não apenas como cobradores de ações ou de direitos, mas de incentivadores e idealizadores de propostas para a melhoria deste ensino. Com isso, acredita a SEMEC, os índices da qualidade da educação tendem a aumentar.

Na programação do Dia D de mobilização, serão eleitas as famílias das escolas. A dinâmica vai ser a seguinte: cada escola terá uma família. Por sua vez, a família será formada por um representante de cada turma. Ou seja, se em uma escola tiver 20 turmas, por exemplo, a família será composta por 20 pessoas, podendo ser pais ou responsáveis. Formada a família, esta será a representante daquela escola. Segundo a Secretaria de Educação, está prevista reunião mensal na escola, entre família e direção.

Segundo a coordenadora da Semec, Rosiene Piedade, o projeto “Família Educadora” busca esclarecer a proposta de ensino das escolas públicas municipais perante os pais ou responsáveis, com o intuito de que eles se sintam corresponsáveis pelo sucesso escolar dos alunos da educação infantil e ensino fundamental. “O projeto tem como um dos objetivos desenvolver a cultura do pertencimento escolar entre alunos, pais e colaboradores, a fim de que eles entendam os resultados que essa aproximação entre família-escola pode trazer para o desempenho educacional das crianças”, explica.

“É importante que os familiares percebam a importância da família para alcançar resultados maiores quanto à educação e que também conheçam o trabalho desenvolvido nas escolas, assim como quem está por trás dessas ações”, pontua a coordenadora.

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